Curso popular de inglês com mensalidade de 25 reais é um sucesso em Ilhéus
Aos 67 anos, o taxista José Carlos Santos está realizando, finalmente, um sonho da juventude: estudar inglês. Há 18 anos ele trabalha em uma das mais movimentadas praças de táxi de Ilhéus. No entanto, o esforço do cotidiano para criar oito filhos e os altos valores, geralmente cobrados pelos cursos de língua estrangeira, barravam a sua determinação em aprender um novo idioma.
Buscando justamente este perfil de público, a microempreendedora individual (MEI) Sandra Caldas, investiu em um curso de inglês popular. A mensalidade dos cursos tradicionais custa, em média, entre 150 e 200 reais. A do “Eleven” é de apenas R$ 25. O módulo do projeto "Inglês para Todos” é gratuito, caso o estudante opte por levar um pen drive para ter acesso a todo o conteúdo. O aluno não tem mais nenhum custo adicional durante o tempo do curso básico. Atualmente, o Eleven possui 200 alunos, mas os planos de Sandra é ampliar esse número para 500 até o final de 2015.
“Atendemos a todas as classes sociais, mas o nosso principal foco são trabalhadores e estudantes da rede pública. O preço popular dá oportunidade de qualificação para estes públicos", explica a empreendedora. O aluno tem aula com professor especializado uma vez por semana, com carga horária de 90 minutos. As turmas são formadas em horários de acordo com a conveniência dos grupos. Sandra assegura que o turno mais procurado é o noturno, quando a maioria das pessoas já deixou o trabalho.
Enquanto busca ampliar o projeto para oferecer também, em breve, aulas de espanhol, Sandra Caldas é assistida pelo Sebrae. Ela integra o programa Negócio a Negócio. Inclusive, um agente de orientação já esteve na escola, conheceu detalhes do projeto, e sugeriu pequenas mudanças administrativas. Depois disso, ainda visitará o estabelecimento por duas vezes para acompanhar os resultados das mudanças propostas.
“Estou entusiasmada, vamos avançar”, comemora a empresária Sandra Caldas. O aluno e taxista José Carlos, há sete meses no curso, também segue feliz com a oportunidade que conquistou. “Ilhéus é uma cidade que recebe muitos turistas estrangeiros na alta estação. Já consigo entender e falar algumas coisas com os gringos. Certo dia até ajudei a outros taxistas que não entendiam nada do que os visitantes falavam", revela, orgulhoso. “Agora estou à frente de muitos colegas”, completa, animado.
Negócio a Negócio - No Território Litoral Sul, composto por 26 municípios regionais atendidos pelo Sebrae, o Projeto Negócio a Negócio já funciona nos dois maiores – Ilhéus e Itabuna - e atenderá até o final deste ano a 3.500 pequenas empresas. Metade delas ainda vai receber a primeira visita. A outra metade, já se encontra numa fase mais avançada, a segunda etapa do projeto, onde 12 agentes executam o trabalho de levantamento, diagnóstico e acompanhamento.
“É comum ao levantarmos a realidade, percebermos a carência no conhecimento administrativo dos empreendedores. Eles têm boas ideias, mas terminam se esbarrando na inexperiência”, explica o gestor do projeto, José Carlos Oliveira. “É aí que aparecemos com aplicação de ferramentas de gestão que dão vida ao negócio”, completa.